Vale anuncia compra de caminhões autônomos

Brasil

A Vale, empresa brasileira de mineração, adquiriu sete caminhões autônomos, controlados apenas por sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial.  Os modelos 793F CMD são produzidos pela Caterpillar, empresa americana especializada em veículos e maquinários voltados à construção civil e mineração. Os caminhões a diesel possuem um motor de 16 cilindros e 85 litros de cilindrada capaz de gerar 2.478 cv. Ele pode levar até 226 toneladas de carga e tem velocidade máxima de 60 km/h.

Com todos os equipamentos embarcados os caminhões autônomos podem custar até 50% mais que os convencionais. O valor de mercado é de mais de US$ 3,5 milhões – quase R$ 15 milhões. Eles circulam sem gerência humana direta em uma área mineradora da Vale em Brucutu, Minas Gerais.A adoção deste tipo de veículo tem influência direta na produtividade e na redução de custos. Entre os meses de maio e junho, a quantidade de carga movimentada em Brucutu passou de 853 para 866 toneladas/hora, com a velocidade média dos caminhões saltando de 22,9 para 23,9 km/h.

Os veículos podem seguir uma faixa atribuída por um mapa da mina em constante alteração ou escolher o melhor percurso a partir de onde está localizado para onde o centro de controle da mina lhe informa para ir. A Vale também espera que operação autônoma aumente a vida útil do equipamento em até 15%. Com menor desgaste de peças e consumo de combustível, os custos de manutenção devem ser reduzidos em até 10%.

Fonte: IPNews

Deixe uma resposta