Mapas da violência política no Brasil

Brasil Política

A escalada da intolerância e da #violência política no #Brasil vem tomando proporções assustadoras neste período eleitoral. Já ouve assassinatos e diversas agressões físicas. Quase todos os casos são relatados como ações de apoiadores do candidato da extrema direita Jair #Bolsonaro (PSL).

A partir dessas notícias e de uma série de denúncias que vem surgindo, algumas organizações passaram a organizar essas informações. Foi aí que surgiram os “mapas da violência política”.

Um deles foi organizado a partir do Google Maps e inclui casos a partir de 1 de outubro de 2018. Segundo sua descrição, trata-se de um levantamento inicial, sujeito a imprecisões.

O curioso é que, além dos casos mapeados no Brasil, há também um caso no Uruguai e outro em #Portugal:

Outro mapa da violência política é o da Agência Pública, coletivo de jornalistas investigativos que publicou uma longa e detalhada reportagens mostrando dezenas de casos. Confira aqui.

Um terceiro levantamento é o Mapa da Violência, que é um site que recebe denúncias e publica, também de maneira detalhada, com fotos e relatos das vítimas das agressões. Confira aqui as denúncias.

A informação é, certamente, uma das melhores “armas” contra a intolerância.

Deixe uma resposta