Erika Kokay responde a Mourão: são as mães que afastam os jovens do crime

Brasil

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) criticou a declaração do general Hamilton Mourão (PRTB), vice do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), sobre a responsabilidade das mães e das avós em eventuais criminalidades cometidas por seus filhos.

“As mães brasileiras criam seus filhos com muita coragem e luta todos os dias diante de uma quantidade enorme de pais que não registram seus filhos, abandonam o lar, desaparecem. São elas que afastam os jovens do crime organizado, onde o estado não consegue”, escreveu a parlamentar no Twitter. “Foram as mulheres que estiveram na luta contra o golpe, são as mulheres que estão na luta contra o fascismo que quer colocar a faixa presidencial. São as mulheres que estão se organizando e dizendo: pera lá, moço! Não passarão!”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM Bolsonaro atrai repúdio de avós e mães solteiras após declaração de vice

Mourão afirmou que o narcotráfico recruta jovens de famílias pobres “sem avô e pai, mas com avó e mãe”. “A partir do momento em que a família é dissociada, surgem os problemas sociais. Atacam eminentemente nas áreas carentes, onde não há pai e avô, mas sim mãe e avó. Por isso, é uma fábrica de elementos desajustados que tendem a ingressar nessas narco-quadrilhas”, disse.

Depois, nesta terça-feira (18), o general qualificou a frase de “constatação” e atacou os homens das regiões mais pobres pobres, dizendo que eles ou estão presos ou são criminosos ou já morreram. “Ontem, numa exposição similar a essa, em outro ambiente, eu deixei claro que esse atingimento da família é muito mais crucial nas nossas comunidades carentes, onde a população masculina ou está presa, ou está ligada à criminalidade ou já morreu, e que deixa a grande responsabilidade por levar a família à frente nas mãos de mães e avós”, disse Mourão numa palestra para cerca de 100 dirigentes e filiados da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado).

Deixe uma resposta