Deputado comemora paralisação de Onça Puma

Brasil

Com um investimento com cerca de U$ 3 bilhões de dólares, o projeto Onça Puma foi inaugurado em março de 2011, mas desde setembro 2017 as atividades de extração das minas estão suspensas por determinação da justiça e desde o dia 17 de junho de 2019 a empresa suspendeu as atividades de processamento de níquel na usina da unidade Onça Puma por determinação judicial. De acordo com o Ministério Publico Federal, a mineração teria prejudicado comunidades indígenas Kayapó e Xikrim que vivem na região.

O deputado Edmilson Brito Rodrigues do PSOL eleito como deputado federal pelo estado do Pará como o mais votado, comemora no plenário da câmara dos deputados todas as decisões proferidas pela justiça ordenando o fechamento do projeto Onça Puma, empreendimento da empresa Vale na cidade de Ourilândia do Norte. (leia abaixo os discursos).

O empreendimento Onça Puma gera 1200 empregos dentro da sua planta de beneficiamento de níquel, bem como a geração de empregos indiretos na região onde está o projeto, geração de renda para os municípios de Ourilândia do Norte, Parauapebas e São Felix do Xingu através de convênios e impostos.

O fechamento de Onça Puma representa o aumento no índice estatísticos de desempregados do Brasil que passa por uma grave crise econômica com um total de 14 milhões de desempregados, gerará também demissões em massa no comércio local e no funcionalismo da cidade de Ourilândia, pois somente em supermercados são injetados aproximadamente R$ 700.000,00 mensalmente.

Recentemente a prefeitura de Ourilândia anunciou a perda de R$2 milhões de receita no mês inviabilizando vários serviços prestados a comunidade. Com isso Hospital Regional com 120 leitos que atenderia os municípios de Xinguara, Agua Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã e São Felix do Xingu não será mais concluído. Na terça-feira (18) a administração municipal anunciou que devido a paralisação de Onça Puma que planeja para os próximos dias demitir 250 servidores. Além das demissões, dentro do planejamento da prefeitura está o fechamento de uma escola e dois postos de saúde da zona urbana.

Discurso deputado Edmilson (PSOL)
Discurso deputado Edmilson (PSOL)
Discurso deputado Edmilson (PSOL)

Deixe uma resposta