Como evitar acidentes com a panela de pressão, como o de Danilo Gentili

Segurança

Danilo Gentili sofreu uma queimadura no rosto nesta quinta-feira (26) à noite, ocasionada pela água quente da panela de pressão. O apresentador postou uma foto nas redes sociais mostrando o rosto visivelmente vermelho, e contou que colocou a lata de leite condensado no equipamento para transformá-lo em doce de leite. A técnica, apesar de muito utilizada na cozinha, requer cuidados, para evitar acidentes como o de Danilo.

Um item muito prático na cozinha, a panela é segura, desde que sejam respeitadas as normas de segurança. O perigo está em não fazer a manutenção correta, afirma o site IG Delas. O aparelho deve possuir o selo de qualidade Inmetro, o que confirma que a panela passou por todos os testes de segurança. A quantidade mínima de um terço e máxima de dois terços de água também deve ser respeitada. A borracha de vedação deve estar em perfeitas condições, para assegurar que a panela fica bem vedada e a válvula com chiado assegura que o vapor está sendo liberado do interior e a panela está funcionando em conformidade.

http://www.folhadeourilandia.com.br/wp/wp-content/uploads/2017/10/Capturar.jpg

Um outro passo muito importante e que muitas pessoas não respeitam é o momento de abrir a panela. A tampa jamais deve ser forçada e o vapor deve sair completamente. Para deixar o vapor sair, desligue primeiramente o fogo e espere a panela esfriar, processo que acontece de forma gradativa. Para acelerar o processo, você pode colocar a panela na pia e deixar cair água fria nas lateriais, mas sem submergi-la, para que o vapor saia mais rápido do interior. Por fim, manter a limpeza do equipamento, para que não ocorram entupimentos, é essencial para evitar acidentes.

Deixe uma resposta