Após reunião entre a Cooperativa dos Garimpeiros de Ourilândia do Norte e Tucumã com representantes do Ibama, do Ministério Público Federal (MPF) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) definiu para as 18:00 horas o encerramento do bloqueio de trecho da rodovia PA-279, no sul do Pará, que iniciou na terça-feira (24).
Na reunião ficou acordado que não haverá fiscalização no período de 30 dias nos garimpos paralisados e que na próxima terça-feira (31) haverá uma nova reunião entre Ibama, MPF e os garimpeiros. Dependendo do resultado da reunião que acontecerá no dia 31 de Outubro a rodovia poderá voltar a ser interditada novamente.
Leia também Moradores de Humaitá (AM) põem fogo em prédios do Ibama, ICMBio e Incra em defesa de garimpo
Segundo João Guerra, presidente da cooperativa dos garimpeiros, há no estado do Pará cerca de 250 mil garimpeiros e que somente na região que compreende Itaituba, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Tucumã há 12 mil garimpeiros. Para o presidente da cooperativa, todos querem serem legalizados para trabalhar honestamente estão querendo a legalização do trabalho na região.
Leia também Prefeito de Ourilândia do Norte se reúne com Ibama e deputado para discutir sobre situação dos garimpeiros