Chega ao fim manifestação de garimpeiros na PA 279

Ourilândia

Após reunião entre a Cooperativa dos Garimpeiros de Ourilândia do Norte e Tucumã com representantes do Ibama, do Ministério Público Federal (MPF) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) definiu  para as 18:00 horas o encerramento do bloqueio de trecho da rodovia PA-279, no sul do Pará, que iniciou na terça-feira (24).


Na reunião ficou acordado que não haverá fiscalização no período de 30 dias nos garimpos paralisados e que na próxima terça-feira (31) haverá uma nova reunião entre Ibama, MPF e os garimpeiros. Dependendo do resultado da reunião que acontecerá no dia 31 de Outubro a rodovia poderá voltar a ser interditada novamente.

Leia também Moradores de Humaitá (AM) põem fogo em prédios do Ibama, ICMBio e Incra em defesa de garimpo


Segundo João Guerra, presidente da cooperativa dos garimpeiros, há no estado do Pará cerca de 250 mil garimpeiros e que somente na região que compreende Itaituba, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Tucumã há 12 mil garimpeiros. Para o presidente da cooperativa, todos querem serem legalizados para trabalhar honestamente estão querendo a legalização do trabalho na região.

 

Leia também Prefeito de Ourilândia do Norte se reúne com Ibama e deputado para discutir sobre situação dos garimpeiros

 

Deixe uma resposta