Elton da Luz Rohnelt, assessor pessoal do presidente Michel Temer (MDB) que, quando deputado federal pelo PSDB de Roraima (1995-2003) ficou conhecido como “Homem do Revólver de Ouro”, está tentando convencer comunidades indígenas do Amazonas a permitir a exploração de tantalita em suas terras. O mineral raro encontrado no Estado, usado na indústria eletrônica, passou a ganhar interesse do mercado mundial por causa da explosão da produção dos smartphones.
A mineração em terras indígenas é proibida, mas Elton Rohnelt e seu sócio, Otávio Lacombe, empresário paulista, tentam convencer os índios amazonenses dizendo que eles podem garimpar o mineral porque estariam protegidos pelo Estatuto do Índio. A informação foi publicada na edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com o impresso, “o foco dos empresários é a bacia do rio Içana, na Terra Indígena Alto Rio Negro, habitada pela etnia baniua. A principal comunidade, Tunuí Cachoeira, está a 250 km por rio de São Gabriel da Cachoeira (AM)”, escreve a Folha. Segundo o impresso, para cooptar as comunidades indígenas, o assessor de Temer fez investidas com doação de barco, outros equipamentos, pagamento por amostras do minério e promessa de doação da cesta básica. A Folha de S.Paulo informa nessa reportagem que o caso já está sendo investigado pela Polícia Federal.